Por que o bom relacionamento entre sua clínica médica e seu contador é importante?

Comentamos em nosso último artigo de gestão financeira sobre a importância do envolvimento da área contábil dentro de sua clinica médica e demais empresas como apoio a gestão financeira, podendo contribuir sobremaneira no crescimento e sustentabilidade dos negócios.

Portanto, o post de hoje tem o objetivo de esclarecer a importância da escolha de um contador que mantenha e priorize o contato constante com sua empresa.

Ter disponível o profissional da contabilidade e manter o bom relacionamento com o mesmo são sinônimos, principalmente, da prevenção de problemas e imprevistos, como por exemplo, receber antecipadamente guias de impostos, monitoramento constante de certidões com os órgãos do governo, acompanhamento mensal da movimentação da empresa, entre outras demandas da área no cotidiano.

Neste sentido, existem alguns aspectos que você deve levar em conta, para que tenha um serviço de contabilidade adequado e de qualidade, evitando até graves problemas, como multas que variam de 500 reais até 1500 reais, pela falta de informações ou descuido no envio delas a Receita Federal e demais órgãos do governo.

Veja a seguir 6 questões sobre seu contador a serem analisadas e respondidas em prol do crescimento da sua clínica médica:

1. Você envia mensalmente os documentos para a contabilidade, notas de venda/serviço, extratos bancários, notas fiscais e despesas do mês?
  2. Você tem dificuldade em entender o que realmente deve ser enviado à contabilidade?
  3. Os documentos da sua empresa, como Contrato Social, CNPJ, Alvarás, certidões, ficam com sua contabilidade ou com você? Já pensou em tê-los de maneira digital com fácil acesso para qualquer ocasião?
  4. Sua comunicação com a contabilidade é ágil, de maneira online (WhatsApp, e-mail) ou tradicional (telefone, papel, presencial)? Consegue resolver pequenos problemas sem demora e com fácil acesso?
  5. O escritório de contabilidade contratado possui experiência no ramo de sua empresa? Você procura se envolver com a contabilidade e se segurar que as informações estão sendo apontadas corretamente?
  6. A contabilidade deve ser feita mensalmente, com que frequência você solicita ou recebe balanços da movimentação da sua empresa?

Analisar e levar em conta estes aspectos aumentam as chances de progresso da contabilidade e sua clínica como um todo. Afinal, além do aumento na transparência dos processos e a diminuição de erros serem muito mais evidentes, também favorece uma administração muito mais organizada.

Quando você dá a importância necessária ao bom relacionamento entre sua clínica e o contador, a probabilidade de ter um problema fiscal diminui e aumentam as possibilidades de crescimento, tudo isso em conformidade com a lei e beneficiando sua reputação na área.