Gestão financeira: ferramentas que otimizarão seu tempo na administração da sua clínica

Um caminho sem volta

A área contábil é uma das mais importantes para o funcionamento de cada empresa, obviamente isso inclui sua clínica médica. Antigamente, ainda era comum neste setor o armazenamento de arquivos em papel e registros individuais de fornecedores, clientes ou órgãos fiscais.

E foi graças aos avanços tecnológicos que essas e outras tarefas relacionadas à gestão financeira empresarial, hoje são extremamente mais ágeis. Sendo assim, passamos por uma transição sem volta, deixando para trás toda a papelada e entramos no que chamamos de “a era digital”.

O momento atual aponta para a importante readequação a esta nova realidade, ou seja, quem ainda for adepto de uma administração de finanças tão antiquada como a que mencionamos no início deste artigo, infelizmente estará sujeito a dificuldades, inclusive a perda de tempo.

Mas calma, não se preocupe! Saiba que existem e surgem a cada dia novas ferramentas facilitadoras para a administração de clínicas médicas e outros tipos de empresas.

Estas mudanças têm o objetivo de auxiliar empresas e contadores, colaborando com a criação de rotinas de gerenciamento e processos mais rápidos. Além das possibilidades se ampliarem, a gestão financeira conta com ferramentas digitais que prometem aprimorar a forma de trabalhar a contabilidade da sua clínica, trazendo como um de seus principais benefícios a otimização do seu tempo. As implementações destes sistemas web de gestão também possuem a capacidade de melhorar e agilizar toda a comunicação com seu contador.

Podemos ressaltar alguns softwares e aplicativos que priorizam o armazenamento de documentos na nuvem, o que gera mais praticidade e facilita o acesso das informações em qualquer lugar e instante.

Entre alguns exemplos de sistemas, há o Conta Azul (gestão e controle financeiro), Superlógica (gestão de assinaturas e controle financeiro), ZeroPaper (gestão e controle financeiro), Organizze  (sistema de gestão financeira para empresas e pessoas físicas) e E-ceos (área fiscal, financeira e vendas).

Considerações importantes sobre a gestão digital

Apesar dos avanços que contribuem para uma melhor gestão financeira empresarial, devemos ressaltar que existem alguns pontos que precisam ser observados na hora da escolha da ferramenta.

Entre os principais quesitos a serem analisados, destacamos as ferramentas que sejam online de fácil acesso e que possam ser integradas às informações com a contabilidade. Neste caso, o mais indicado é que você consulte um contador especialista que esteja totalmente antenado com estas e outras tecnologias de gestão e gerenciamento, pois ele poderá recomendar qual sistema é o mais indicado para o porte de sua clínica.

Além disso, contratar um contador que esteja atualizado às mudanças do mercado e novidades digitais só lhe trará benefícios. O ganho de tempo e agilidade na realização dos processos e rotinas contábeis da sua empresa certamente serão cada vez mais evidentes.

Está com dificuldades para organizar as finanças da sua clínica médica? Quer saber mais informações sobre estas ferramentas de gestão? Tudo isso e muito mais você encontra em nosso outro artigo “Como organizar as finanças da minha clínica médica”. Boa leitura!

Compartilhe este post