Sua Empresa está Triste?
Quando faço esta pergunta às pessoas que participam dos meus Workshops percebo uma certa estranheza no ar. Algumas argumentam sobre o clima organizacional e a relação entre os seus colaboradores, mas a maioria fica pensativa. Estranham.
Esta pergunta tem um único objetivo: provocar empresários e gestores a refletirem se a empresa tem objetivos definidos e se sabe por quais caminhos chegar lá.
Basicamente estou perguntando se a empresa está em movimento, se ela está viajando para algum destino e se ela tem noção de quais são os melhores caminhos para isso.
Mas o que isso tem a ver com a “tristeza” mencionada no título? Tudo.
Façamos a seguinte analogia: se uma pessoa acorda pela manhã e não sabe como será o resto do seu dia, possivelmente fará coisas aleatórias sem um objetivo muito claro em mente. Essa falta de objetivo, dia após dia, a deixará com sensação de vazio. Triste.
Agora, se uma pessoa ao acordar sabe dos objetivos que têm naquele dia e entende a razão disso, ela executará ações mais coordenadas e planejadas e aumentará consideravelmente suas chances de cumprir com suas metas. Se esses objetivos diários estão ligados a um objetivo maior, a tendência é que essa pessoa seja mais motivada pois tem clareza daquilo que está perseguindo em sua vida. Ou seja: uma pessoa mais feliz.
Com a PESSOA Jurídica, sua empresa, é a mesma coisa. Uma empresa sem objetivos e sem DNA (identidade, personalidade) sofre de tristeza e de crise existencial. Uma empresa orientada somente à metas relacionadas à vendas é uma empresa “psicopata”.
Uma empresa precisa seguir a mesma lógica de um ser humano. Precisa de motivos para estar em movimento. Precisa de descobertas. Precisa de vivência. Ou como sempre falo por aÍ: “uma empresa precisa ser viva!”
E como iniciar isso? Dando genuína atenção e importância a três “coisinhas” tão banalizadas e mal usadas por muita gente: missão, visão e valores.
É comum eu ver duas situações:
- O empresário relata que fez a missão e a visão da empresa por que alguém disse pra ele que era algo importante. Então ele fez a “plaquinha” e colocou na parede para que todos os clientes vejam o quanto a empresa é organizada. Normalmente nesta situação, a plaquinha está empoeirada ou desbotada. Ou seja, sem importância.
- O empresário diz: “não vejo fundamento nisso. Não serve para nada.” Natural que pense assim se não foi orientado corretamente sobre a importância destes itens.
Na primeira situação está tudo errado. Missão, Visão e Valores não são para os seus clientes. São para os colaboradores! Para seus clientes você tem slogan e ações de propaganda. Quer exibir isso? Ok. Mas a verdadeira função é sensibilizar sua equipe para o DNA da empresa. É sensibilizar sua equipe para a “viagem” que a empresa está fazendo e usar isso como recurso didático para que todos colaborem assertivamente com o planejamento desta viagem.
Ou seja, ao ter a missão e a visão da organização genuinamente definidos você está basicamente colocando seus colaboradores em um carro para uma viagem de inverno nas montanhas e todos estão com casacos, meias quentes e gorros em suas malas. Captou a essência?
Definir a missão e a visão é explicar a todos para onde será a viagem, como é o destino e o que precisamos ter e fazer para melhor aproveitar esta experiência.
Na segunda situação, trata-se do empresário que realmente não teve orientação necessária para entender que ao fazer a Missão e Visão de sua empresa ele estará dando VIDA a ela. Ao dar VIDA à uma empresa, em questão de tempo, ela reverberará sua identidade, seus costumes, suas crenças e comportamentos. E tal qual uma Pessoa, fará suas amizades com aqueles que realmente se interessarem por ela. Neste caso tanto colaboradores quanto clientes. Se sua empresa faz amizades, sua empresa é mais Feliz.
Entendo que tal assunto é sempre tratado pela ótica do “check-list” da gestão, o qual é um desserviço à qualquer empresário e gestor. Mas entendo ainda mais o quanto tratar disso com a perspectiva correta contribui para o desenvolvimento dos negócios.
Por isso da escrita cheia de analogias.
Penso que uma empresa, a PESSOA Jurídica, precisa de personalidade, precisa de valores e precisar “acordar pela manhã” e saber o que fará de sua vida.
Assim como uma PESSOA Física se motiva quando tem objetivos claros em sua vida, a PESSOA Jurídica também se motivará se souber para onde está indo.
Empresas tristes não sabem para onde vão. Viajam no escuro. Empresas tristes estão no “piloto automático”.
Pessoas, de modo geral, também.
E a sua empresa?
Até a próxima!
contato@rodrigodebarros.com.br