FGTS: saiba como sacar em sua conta inativa

O atual presidente da República, Michel Temer, anunciou a liberação dos saldos das contas inativas do FGTS ainda no mês de dezembro. O foco do governo é reaquecer a economia brasileira, tendo em vista os dois anos consecutivos de recessão. São estimados R$ 34 bilhões disponíveis para o saque nas agências da Caixa Econômica Federal.

O que é uma conta inativa de FGTS?

É uma conta que deixou receber os repasses da empresa em que o titular trabalhou. Todo trabalhador que pediu demissão ou teve seu contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015 tem direito ao saque das contas inativas de FGTS.

Como e onde posso sacar?

Os saques poderão ser feitos nas agências e caixas eletrônicos da Caixa, dependendo do seu perfil. Caso você não possua conta na Caixa, pode transferir recursos de qualquer valor do FGTS para uma conta corrente ou poupança de outro banco, sem custos.

De acordo com cada caso, o saque poderá ser feito em:

– Agências da Caixa;

– Crédito em conta Caixa: os correntistas poderão autorizar o recebimento do crédito em conta pelo site Caixa;

– Autoatendimento: valores até R$ 1.500,00 apenas com a senha do Cartão Cidadão e valores até R$ 3.000,00 com Cartão do Cidadão e senha;

– Correspondentes ‘Caixa Aqui’ e Lotéricas: valores até R$ 3.000,00, com documento de identificação do trabalhador, Cartão do Cidadão e senha;

Quando os saques serão liberados?

Serão liberados a partir de 10 de março e seguem até julho, dependendo do mês de nascimento do titular da conta. O prazo de término de saques encerra no dia 31 de julho. Confira as datas no calendário abaixo:

FGTS inativo

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como sacar ou se possui saldo disponível na conta, não se preocupe. As agências da Caixa abrirão 2 horas mais cedo entre os dias 15 a 17 de fevereiro, justamente para sanar as principais dúvidas dos trabalhadores em relação às contas inativas.

Não perca o prazo, nem a oportunidade!