Por que micro e pequenas empresas precisam de contador?

É natural que empreendedores iniciantes enxuguem ao máximo os gastos com seu negócio. No entanto, podem colocar de lado fatores fundamentais para o crescimento da sua pequena empresa. Estes microempresários até conseguem economizar, mas perdem pontos quando se trata da maior produtividade e lucro.

Muitas das micro e pequenas empresas colocam a presença do contador como gasto e não como um investimento que poupará seu tempo. Na realidade, é preciso reconhecer que o serviço contábil é parte importante para uma empresa e seu respectivo crescimento.

O contador é o profissional que resolve a parte burocrática dos negócios e auxilia na tomada de decisão. E além de se envolver com a parte técnica das finanças, o contador também presta consultorias para o crescimento da sua empresa.

Sendo assim, sua função é importante em momentos como:

• Abertura

Ao abrir a empresa surgem questões complexas que pedem um contador. Definir a divisão da participação dos sócios, o capital social, planejamento, tipo de tributação a ser aplicada são procedimentos que se recomendam a contratação de um profissional contábil;

• Operação

O contador oferece suporte quando há alterações na legislação, faz balanços mensais, notifica sobre as contas a serem pagas, bem como orçamentos e fluxos de caixa. Responsável também por formatos jurídicos, contratos, definições e planejamento financeiro;

• Negócios

O contador deve estar presente em acertos de contas, divisão entre sócios, levantamento de recebíveis, inventário e outras questões financeiras e jurídicas.

Contratação de um serviço ou funcionário?

Possuir um contador no quadro de funcionários é mais comum nas grandes empresas. Portanto, nas micro e pequenas empresas é natural que seja contratado o serviço contábil para suprir as demandas do empreendimento.

Os escritórios de contabilidade podem oferecer tanto um pacote de serviços, que vão deste a própria contabilidade, planejamento tributário e orçamentário, serviços de Departamento Pessoal como elaboração de folha de pagamento, cálculos de descontos, horas extras e adicionais férias e 13º salário, e seus tributos sociais: FGTS e INSS, como serviços individuais e segmentados auditoria, perícias, gestão estratégica de negócios abertura de empresas, entre outros.

Portanto, muitos dos desafios diários dentro de uma empresa podem ser resolvidos através da contratação do serviço de um escritório contábil ao invés de obter o contador como funcionário.

E vale a pena?

A resposta é sim! Toda empresa precisa, por lei, precisa do preenchimento de declarações, muitas mensais e com dados contábeis, se enquadrar em um Regime Tributário, ou seja, dizer como serão recolhidos os tributos e a figura do contador é quem dirá o caminho mais saudável possível de acordo com o perfil da empresa.

É importante que você esteja a par sobre a área financeira do seu negócio, mas como empreendedor, o foco principal está em fazer sua ideia acontecer para conquistar clientes e obter lucros.

Hoje a figura do contador oferece mais segurança e precisão ao prestar o serviço contábil. Isso se deve graças aos avanços tecnológicos que além de reduzir a margem de erro dentro de um negócio, aposentou as pilhas de papéis para se transformar em documentos e informações digitais.

A contabilidade está rodeada de trâmites jurídicos e complexidades, o que torna ainda mais necessário a presença de um profissional da área.

Precisando de uma assessoria contábil? Entre em contato aqui!