Por que investir no Tesouro Direto?

Afinal, o que é Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional desenvolvido para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet. O objetivo principal é democratizar o acesso aos títulos públicos, permitindo aplicações com apenas R$30. O programa contribui para a diversificação e complementação das alternativas de investimento disponíveis no mercado, oferecendo títulos com diferentes tipos de rentabilidade.

Como posso investir?
  1. Tenha seu CPF em mãos;
  2. Possua conta corrente em alguma instituição financeira;
  3. Escolha uma instituição financeira para intermediar suas transações com o Tesouro Direto. Essas instituições podem ser bancos ou agentes de custódia. No site oficial do Tesouro Direto você encontra uma lista completa de instituições que estão habilitadas a operar com títulos públicos federais.

Consulte a lista em: “Instituições Financeiras Habilitadas – Tesouro Direto”.

1. Entre em contato com a instituição escolhida e realize o cadastramento. Forneça a documentação necessária para que a instituição abra uma conta em seu nome para operar com o Tesouro Direto.
  2. Você receberá uma senha provisória da BM&FBovespa para o primeiro acesso à área restrita do Tesouro Direto, em que são realizadas as operações de compra e venda, assim como consultas a saldos e extratos. Troque a senha provisória por uma nova que deverá conter entre 8 e 16 dígitos, composta por letras, números e caracteres especiais.

E pronto! Você já será um investidor habilitado e poderá começar a investir.

Como funciona a tributação no Tesouro Direto?

O Imposto de Renda incide apenas sobre o total de rendimento das aplicações no Tesouro Direto. A alíquota de imposto de renda é regressiva e varia de acordo com a duração do investimento. Confira a Tabela de Tributação de Imposto de Renda abaixo:

Fonte: http://br.advfn.com/investimentos/tesouro-direto/imposto-de-renda

Os dias para efeito de incidência de Imposto de Renda são contados a partir da data da compra. Portanto, com relação aos cupons de juros das Notas do Tesouro Nacional, serão aplicadas as alíquotas do Imposto de Renda previstas, com o prazo contado a partir da data de início da aplicação.

Quais são os tipos de aplicação?

Existem duas modalidades de aplicação, são elas o Investimento Tradicional e o Investimento Programado.

Os tradicionais são operações de compras e vendas que podem ser realizadas a qualquer momento do dia, dentro do período de funcionamento do Programa. Após o acesso à área restrita ao investidor, por meio do site do Tesouro Direto ou do site da sua instituição financeira, você escolherá, dentre os títulos disponíveis para compra, aquele que melhor se encaixa em sua preferência. O valor da compra poderá ser ajustado pela quantidade de títulos desejada ou pelo montante total a ser investido.

Já os programados contemplam o agendamento de compras e vendas, a reaplicação automática de juros semestrais (cupons) e do valor a ser resgatado nas datas de vencimento dos títulos. Representa, assim, mais uma conveniência para você planejar suas finanças.

Se quiser saber sobre a RENTABILIDADE oferecida pelos títulos públicos, acesse o site do Tesouro Nacional e confira uma lista de títulos disponíveis para compra, bem como seus preços e rentabilidades: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos

Quando poderei fazer os resgates?

Você poderá resgatar os seus investimentos todos os dias. Das 9h30 às 18h, nos dias úteis, os resgates serão processados com os preços e taxas disponíveis no momento da transação. Das 18h às 5h e ao longo de todo o fim de semana ou feriado, os resgates serão liquidados com os preços e taxas de abertura do dia útil seguinte. Para os títulos que pagam juros semestrais (cupons de juros) – Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B), Tesouro IGPM+ com Juros Semestrais (NTN-C) e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F) – a opção de resgate será suspensa 2 dias úteis antes do pagamento desses fluxos periódicos.

Não há prazo de carência para o investidor resgatar os títulos do Tesouro Direto, nem limite no valor do resgate. Os títulos públicos são recomprados pelo Tesouro Nacional aos preços de mercado na referida data. Se o investidor permanecer com os títulos até a sua data de vencimento, receberá o valor correspondente à rentabilidade pactuada no momento da compra, independente das variações de preço do título ao longo da aplicação. Entretanto, no caso de resgate antecipado, o Tesouro Nacional recompra o título com base em seu valor de mercado.

Invista já!

Além de acessível e de apresentar opções de investimento que se encaixam aos seus objetivos financeiros, o Tesouro Direto oferece boa rentabilidade e liquidez diária, mesmo sendo a aplicação de menor risco do mercado. Portanto, é uma excelente oportunidade para você realizar seu planejamento financeiro sem dificuldades.