No que o Coaching pode ajudar uma micro ou pequena empresa?

O mundo dos negócios atualmente bastante dinâmico e competitivo requer dos empresários muito mais foco, determinação e energia na sua condução. Nem sempre um micro ou pequeno empresário possui acesso a ferramentas e técnicas gestão para encontrar a melhor forma de conduzir seu negócio.

O Coaching pode ajudá-los na busca destas respostas que muitas vezes, impedem o atingimento de resultados ou crescimento. Também possibilita uma visão melhor de como ampliar o negócio, como gerenciar de forma mais eficaz e como usar de forma mais racional os recursos.

O que é Coaching?

Coaching é um processo que utiliza técnicas de diferentes áreas de estudo com o objetivo de instigar o coachee a encontrar respostas de modo que o mesmo atinja suas metas pessoais, profissionais ou ambas.

Definições:

• Coaching é o processo de coach;
  • Coach é quem conduz o processo de coaching
  • Coachee é o cliente que deseja alcançar um estado de melhoria em qualquer área.

Quando contratar um coach?

Existem várias possibilidades, por exemplo: Quando os resultados esperados para a empresa estão aquém do esperado. Quando percebe que está perdendo o controle da situação e quando existe um desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Também é recomendado quando se quer alavancar ainda mais os resultados, melhorar a gestão ou aumentar a gama de produtos ofertados.

Quais os benefícios do processo?

Entre os benefícios, podem ser destacados:

• Foco na solução do problema e não no problema;
  • Conduz para uma ampliação das vantagens competitivas;
  • Incentiva a criatividade e a inovação;
  • Propicia uma melhor visão do negócio;
  • Permite o esclarecimento de Valores e definição de Missão da empresa;
  • Leva a descoberta de oportunidades não avaliadas anteriormente;
  • Traduz com clareza os objetivos das etapas do negocio;
  • Auxilia na implantação de antigos sonhos e projetos;
  • Aceleraações e consequentemente a obtenção do resultado;
  • Melhora a gestão de pessoas;

Como contratar um coach?

A escolha do profissional deve ser feita avaliando sua formação e experiências como coach e experiências profissionais antes de se tornar coach.

Para que o processo de Coaching ocorra de forma mais natural, deve haver uma sinergia entre o coacheee o coach.

Como o processo ocorre?

São 10 sessões semanais ou quinzenais (este número pode variar um pouco com relação a meta do cliente) e tem duração media de 1 a 2 horas conforme o acordado entre coach e coachee.

Durante o primeiro encontro é importante que o coachee levante suas expectativas, dificuldades e desejos a serem trabalhados. Nas primeiras etapas do processo serão efetuadas atividades para priorização de ações e entendimento mais profundo do negócio onde poderão ser utilizadas diversas ferramentas de gestão e mapeamento de ações, tudo conforme as necessidades  trazidas pelo coachee. Em cada encontro são definidas atividades a serem executadas até o próximo encontro de maneira que os ganhos percebidos são semanais. O processo todo é baseado na meta do cliente e o foco do processo se dá no atingimento desta meta. Essas ações são acompanhadas pelo coach. O processo ocorre de forma confidencial e sigilosa. Os encontros podem ocorrer dentro da empresa, em escritórios, via Skype ou outro meio de comunicação.

O que não é Coaching?

Coaching não é consultoria pois o coach não fornece respostas, não induz a ações, e por isso o processo funciona, pois as respostas são encontradas pelo próprio coachee conforme seu modelo de mundo e suas experiências e expectativas.

Caso queira conhecer meu trabalho de Coaching, agende um horário que estarei a disposição para conversar sobre como o Coaching pode te ajudar.