A importância do acompanhamento financeiro contábil para a sua empresa.

Só o gestor e o contador juntos já podem fazer um negócio prosperar, mas unir-se à garantia que um sistema de controle financeiro proporciona poderá fazê-lo deslanchar. A seguir, alguns benefícios dessa ferramenta.

Um bom gestor sabe que duas cabeças pensam melhor que uma. Um gestor e um contador antenados, quando assumem o compromisso de trazer bons resultados à empresa que os aproxima, sabem também que o controle financeiro efetivo passa pelo intermédio da tecnologia que os ajuda e trabalha em favor do sucesso de um bom negócio.

Quando essa mesma empresa tem uma boa qualidade de dados, a contabilidade tem os elementos centrais para uma boa consultoria. Tal qualidade de dados diz respeito ao próprio comportamento do cliente, que tem o dever de registrar esses mesmos dados e controlá-los, a fim de que, a partir dessas informações, possam ser realizadas as devidas análises e a orientação do contador se dê de maneira mais fundamentada em prol da sua empresa. Sem isso, não há como existir uma verdadeira gestão.

Nesse sentido, a utilização de um sistema para gerir os dados da sua empresa vem bem a calhar. Alimentado pelo próprio cliente, esse sistema recebe as informações sobre tudo o que acontece na empresa (valores recebidos ou pagos) e por meio dele o seu contador pode acompanhar as transações que estão ocorrendo em sua empresa, tais como onde localizam-se os maiores gastos ou os meses de queda nos recebimentos. Baseadas nele, as orientações feitas pelo contador passam a ser mais certeiras e as situações poderão ser conduzidas com maior segurança e chance de sucesso.

Ainda sobre esse sistema, é possível beneficiar-se de outros recursos disponíveis para aqueles que o utilizam, desde notificações sobre possíveis desvios de padrões financeiros, ações preventivas e até alertas sobre atividades que não podem ser esquecidas pelos gestores. Num mundo em que as informações nos rodeiam em qualquer canto e a qualquer hora, receber um aviso de que “o certificado digital vence amanhã e precisa ser resolvido hoje” pode ser mais uma forma de manter o seu negócio o mais organizado e longe de problemas possível, ou você ainda anota no papel o que tem para fazer? Não seria uma bela ideia automatizar isso?

Com bons sistemas, é possível também resolver questões de rotina, que, a princípio, despenderiam algum investimento de tempo e que, no entanto, acabam por simplificar procedimentos padrão, tal como a solicitação de contratação de um novo funcionário. A partir do sistema utilizado, você deverá apenas seguir determinados passos que facilitarão o envio de informações e contribuirão para o planejamento financeiro indispensável a uma boa gestão, e, consequentemente, ao triunfo de seu negócio.

Além de tudo, é sempre importante frisar que o fisco está de olhos bem abertos em relação a qualquer informação deixada para trás, como em notas fiscais eletrônicas, cartões de crédito, movimentações bancárias etc. Ou seja, a margem de erro diminui a cada ano. Na prática, quanto mais limpos e organizados forem os dados da empresa, melhor será para a análise do gestor e, consequentemente, para a do contador, que saberá informá-los nas declarações evitando erros e transtornos desnecessários. Assim, não deixe que as falhas humanas se sobreponham à riqueza de detalhes que só a tecnologia permite: fale com o seu contador e atualize sua gestão financeira.