A real importância da contabilidade para o crescimento da sua empresa

Nos dias atuais, infelizmente, ainda há quem classifique a contratação dos serviços de contabilidade como uma mera obrigação, devido a ligação que possui com o Imposto de Renda. Na verdade, o contador é o profissional que tem o objetivo de otimizar seu tempo e diminuir quaisquer chances de erros que possam trazer futuras dores de cabeça, tanto às pessoas físicas quanto jurídicas.

Quando você ouve a palavra “contador”, provavelmente, a primeira imagem que vem a sua mente é esta:

Antigo contador

É muito comum que as pessoas ainda se prendam a figura deste profissional como na imagem acima, cercado pela papelada e que é procurado apenas quando há a necessidade da emissão de guias e impostos.

Se você ainda acredita que o contador é o profissional responsável somente por estas atividades, felizmente podemos afirmar que suas funções são ainda mais importantes. Descubra neste artigo qual a real importância da contabilidade e como ela pode estar relacionada ao sucesso da sua empresa.

Antigo contador X Novo contador

O primeiro ponto a ser lembrado é que toda esta rotina de trabalho do contador mudou. Com os avanços da tecnologia e a o desenvolvimento de softwares de gestão, além de eliminar grande parte dos papeis, hoje os documentos passam a ser digitais e os processos contábeis ocorrem de forma online, o que agiliza o trabalho e dá mais segurança às suas informações e de sua empresa.

Novo contador

O segundo e mais importante aspecto é em relação a capacidade do profissional da contabilidade, que vai muito além da emissão de guias. Você, enquanto empresário, pode usufruir desta capacidade com o chamado planejamento estratégico, o qual consiste em traçar metas e objetivos para serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

Com as frequentes instabilidades econômicas, o contador ganha um papel ainda mais fundamental. De acordo com as orientações do profissional, é possível tomar decisões assertivas e que não prejudiquem sua empresa nos períodos em que o mercado se encontra delicado.

Perceba que a contabilidade pode estar não apenas a nível financeiro da sua empresa, mas inclusive, a nível gerencial. Isto é, auxiliando em procedimentos como o cálculo do ponto de equilíbrio, elaboração e controle do planejamento orçamentário, análise de indicadores e métricas, planejamento tributário da empresa, projeção do fluxo de caixa, entre outros.

Por estas e outras razões que a contabilidade não diz respeito somente as burocracias, como processos tributários e fiscais. O contador também é o profissional capacitado para entregar soluções, ferramentas e orientações a gestores como você, com base em estratégias de sucesso para sua empresa.

Compartilhe este post