Crédito Consignado

Existem momentos em nossas vidas, que nos vemos sem saída e, sem muita opção para onde correr, o desespero bateu a sua porta e você não sabe o que fazer. E meio a este desespero um ponto de luz pode ser uma saída, mas também pode se um abismo sem fim. Deixando o eufemismo, esta situação geralmente acontece quando o assunto é dinheiro.

Colocando de lado a ganância pelo simplesmente ganhar dinheiro, o lado social é necessário, costumo colocar a nossos clientes que há três tipos de empréstimos: empréstimo que cura (consignados), empréstimos que fazem um curativo (cartão de crédito consignado) e por último o empréstimo que termina de matar (débito direto em conta sem consulta de SPC/SERASA).

Há correntes e muitos noticiários que colocam o empréstimo consignado como um grande vilão, atribuindo a este o grande endividamento da população brasileira, principalmente dos aposentados e pensionistas.- Façamos então uma breve análise das opções mais utilizadas no mercado financeiro para pessoas físicas, atualmente o mercado de consignados trabalha com uma taxa de 2,14% am em média, sendo que este é o empréstimo que pode curar, seguido pelo cartão de crédito consignado 4,5% am empréstimo este que pode ser um curativo, na sequência temos crédito pessoal em torno de 6,5% am, cheque especial 12% am e chegamos ao crédito fácil sem consulta SPC/SERASA, válido para aposentados e pensionistas, servidores públicos e assalariados com carteira assinada este então transparece ser aquele que termina de matar chegando ao ápice com seus 28% am.

Com uma breve análise temporal dos empréstimos consignados de 2006 a 2013 teve um crescimento de 221,46%, isto realmente parece ser o motivo de endividamento de várias classes. Em uma análise mais profunda, receber como provento R$880,00, que em grande parte são designados para aluguel, alimentação, água, luz, remédios, vestuário, etc, etc, etc, esta sim é a mais devassa realidade da população brasileira e, mensalmente vemos muitos destes chegando perto do abismo, porque é inviável ter uma vida digna percebendo este valor como salário. Consequentemente no ponto de grande necessidade a melhor saída sem sombra de dúvida, são os empréstimos consignados, quando não se tem saída. A estatística que apresenta, grande parte destas famílias tem 50% de seu salário comprometido em empréstimos, imagina-se então como seria se não tivesse esta opção a seu dispor. Verificamos famílias atreladas a agiotas, muitas vezes sofrendo ameaças, mães emprestando dinheiro para pagar traficantes para que não matem seus filhos, bem como a ânsia de antecipar um exame, o qual a saúde pública só terá disponibilidade com prazo de um ano, estes são alguns dos motivos de desespero que podem levar o indivíduo a obter recursos mais ágeis.

São diversos os motivos que colocam as pessoas em situações extremas, em estudos mais aprofundados muitos dados foram levantados, a família é o principal motivo de endividamento, seguido da busca e ampliação da casa própria, a manutenção da saúde e assim por diante. Não podemos deixar de lado logo que existe hoje também um grande mal chamado consumismo que não nos deixa esquecer o ditado que diz: “Quanto mais se ganha, mais de gasta”, mas isto já seria assunto para uma próxima conversa.

Em suma, a conclusão que chego é que o que realmente endivida os cidadãos não os empréstimos consignados, mas sim o desgoverno, o caos da saúde pública, a falta de segurança, a falta de incentivo à educação, o alto índice de desemprego, a inflação desenfreada, o alto custo de vida, isto sim leva ao endividamento contínuo. Envelhecer se torna triste e desrespeitoso, uma vida de lutas e trabalho para ao fim viver em situações precárias.

Nosso país esta doente e precisa ser tratado com urgência!

Compartilhe este post