Como organizar as finanças da minha clínica médica

É com esta importante afirmação que iniciamos o artigo de hoje. Organizar as finanças adequadamente é uma tarefa que exige muita disciplina e que já deveria estar enraizada no hábito de todo profissional e empreendedor. No entanto, sabemos que a realidade pode ser muito diferente disso.

Se você já vive ou quer evitar situações como a falta de capital, contas misturadas em sua clínica médica, o post de hoje lhe dará excelentes dicas.

O primeiro fator a ser esclarecido é esquecer a ideia de que somente grandes empresas necessitam estar atentas às finanças. Não importa se são empresas de pequeno, médio ou grande porte, ou em que parâmetro sua clínica se encaixa, todas precisam levar em conta uma gestão financeira clara e de qualidade.

Infelizmente, muitas pessoas fogem desta demanda pelas dificuldades que poderão encontrar ou achar que não há formas de se reorganizar. Na verdade, hoje existe uma série de ferramentas disponíveis no mercado para os mais variados tamanhos de empresas e que possuem objetivos em comum: facilitar o gerenciamento e melhorar a saúde financeira da sua empresa.

Sistemas que podem lhe ajudar

Algumas das ferramentas que podemos destacar para lhe ajudar realmente nesta tarefa são a ContaAzul e E-ceos. Não conhece? Nós te contamos um pouquinho mais a seguir.

A ContaAzul é fruto de uma startup que conta com o sistema integrado de gestão (SIG). Através da ContaAzul você pode controlar seu fluxo de caixa, estoque, vendas, clientes e ainda emitir notas fiscais eletrônicas. Já a E-ceos permite que você gerencie sua empresa de qualquer lugar e sem burocracia. Ela oferece vários planos mensais e com preços que cabem mesmo no seu bolso, em áreas fiscais, financeiras e vendas.

O que você pode começar a fazer

Separe suas contas: um erro comum entre empreendedores é misturar contas pessoais e da empresa. O problema que empresas pequenas costumam enfrentar é que família e negócio acabam se confundindo. Separe suas contas não só da vida pessoal, mas tente fazer o básico, organizando as contas a pagar e a receber. Isso não ajuda somente sua gestão financeira, mas também otimiza a forma que você administra os documentos e contas da sua clínica. Como você já deve saber, tem o direito de estipular um pró-labore para si, ou seja, a remuneração destinada pela empresa ao seu administrador por seus serviços prestados. Este salário precisa estar dentro da realidade do seu negócio e compatível com aquilo que é prestado por sua clínica. Lembre-se que este é um salário fixo e que precisa ser o suficiente para suas contas pessoais, sem exceder ou prejudicar sua empresa;

Conheça os prazos: saiba quais são os prazos de recebimento e pagamentos. Este passo é essencial, pois é o que permite começar a controlar de fato o fluxo de caixa da sua clínica. Caso não saiba, o fluxo de caixa é um grande aliado na hora de controlar de verdade as suas finanças empresariais. Não confie apenas em sua memória, possua sempre o registro das dívidas de curto e longo prazo;

Contrate um profissional: se você realmente quer organizar as finanças da sua clínica médica precisa ser disciplinado. É um processo contínuo e que você enquanto profissional da medicina, nem sempre possui o tempo hábil para administrar este tipo de rotina mais complexa. São nestes casos em que possuir o acompanhamento de um contador pode fazer a total diferença. Este profissional pode realizar de maneira correta o acompanhamento periódico de indicadores fundamentais, como faturamento, custo fixo e total, margem de lucro, nível de endividamento, entre outros.

Como dito de início, não levar a sério a gestão financeira é um fator crucial, sendo uma das principais razões que levam as empresas a falência. Obviamente pode parecer uma tarefa cansativa e muitas vezes chata, mas você mesmo irá reconhecer todos os benefícios que as finanças organizadas geram e tantos problemas que podem ser evitados com isso, como furos caixa e outros imprevistos.

Precisa de ajuda com as finanças da sua clínica médica? Entre em contato conosco.