Como escolher um escritório de contabilidade para a sua empresa

A vida útil de uma empresa passa pela relação segura e transparente entre contador e empresário. No texto que segue destacamos alguns fatores que influenciam na hora de optar por uma boa assessoria contábil.

A escolha de um contador para a sua empresa aproxima-se muito da escolha de um médico para um problema específico seu de saúde. Embora não seja nosso objetivo aproximar os aspectos contábeis de todo e qualquer negócio a um problema que precisa ser eliminado, nós certamente podemos afirmar que estes aspectos precisam ser encarados como um recurso valioso de gestão que impõe certo acompanhamento especializado.

Dessa forma, para que o contador consiga realizar o devido acompanhamento, ele precisará contar com todas as informações as quais só poderão ser transmitidas por você, caro empresário, numa relação de confiança que deverá ser firmada desde o início. Já imaginou compartilhar dados, valores, detalhes da sua empresa com uma pessoa e, depois que esta mesma pessoa já tiver posse de todas as informações restritas à relação empresário-contador, dar-se conta que ela não está cumprindo mais com aquilo que você tinha em mente? Difícil pensar em dispensá-la, não é mesmo? Por isso a escolha de um escritório de contabilidade precisa ser certeira.

Porém, existe também um outro lado, em que o cliente do escritório por alguma razão decide ocultar certas informações que são importantíssimas na hora de prestar contas com o fisco, o que acaba por acarretar em divergência de dados e sanções para a empresa. Ou seja, temos, aqui, uma via de mão-dupla: o empresário depende do contador na mesma medida em que o contador depende do empresário.

Mas se quisermos falar de coisas práticas que antecedem a escolha do melhor escritório, precisamos, num primeiro momento, buscar por referências. Para tanto, uma rápida pesquisa no Google lhe dirá se o escritório que você tem em vista possui um site e, uma vez encontrado este site, quais os clientes que ele atende. Outro recurso muito útil nos dias de hoje é encontrar a página do escritório nas redes sociais, pois por meio delas você poderá facilmente entrar em contato e constatar se o escritório em questão é um lugar com pessoas que lhe inspiram confiança ou não. Essa troca de ideias que pode, e deve, ser estabelecida desde o começo é indispensável para que a decisão a ser tomada venha a facilitar a sua vida, e não complicá-la ainda mais. Com todos os recursos que temos hoje ao alcance de um toque de tela, é difícil não sabermos de alguma forma se o escritório encontrado pode ser considerado sério e com uma boa estrutura.

Por fim, você precisará analisar o perfil do escritório e do contador com quem está mantendo o diálogo, para saber se ele atende as suas expectativas quanto à contabilidade de sua empresa. Será que você se sentiria mais confortável ao lado de um contador raiz ou de um contador nutella, por exemplo? Lembra que traçamos o perfil de cada um deles num post anterior aqui do blog?

Analisar com cuidado estas possibilidades só lhe garantirá a tranquilidade de uma boa escolha e uma competente assessoria contábil permitirá que você possa direcionar melhor as decisões e os aportes que melhor servirão a sua empresa.