5 passos em direção à abertura de seu próprio negócio.

Nem só de sonhos vive um empreendedor. O texto que segue apresentará algumas etapas elementares na hora de abrir a sua empresa.

É verdade que, a princípio, o desejo de abrir o próprio negócio pode parecer distante, já que o caminho para chegar até ele implica em vários procedimentos por vezes chatos e burocráticos. A solicitação de diferentes tipos de documentos em conjunto com o corre-corre aos órgãos responsáveis antevê um cansaço só de pensar: é alvará dos Bombeiros, cadastro na Receita Federal, Estadual, Municipal, na Junta Comercial, isso sem contar as especificidades burocráticas de cada órgão. Diante desse cenário, não há como negar que o auxílio de um contador é essencial.

Mas antes disso, para começar a empreender, é preciso planejamento, e um bom planejamento só pode ser realizado por meio das informações corretas. Conhecer previamente algumas etapas fundamentais para regularizar a sua empresa também é uma forma de se planejar e correr menos riscos. Então, que tal dar uma olhada nos próximos passos para que você, futuro empreendedor, possa finalmente tirar as suas ideias do papel e dar início a uma trajetória de sucesso? São eles:

1. Procure um contador.

É importante que a figura do contador seja reiterada, posto que ele é a pessoa mais indicada para orientá-lo ao longo do processo e auxiliá-lo com todas as licenças, cadastros e inscrições dos quais a sua empresa irá precisar. Deve-se, ainda, ter em mente que, na escolha de um profissional para este fim, a experiência precisa ser levada em conta. Ou seja, um contador que já possua clientes no seu ramo de interesse é um diferencial valoroso na hora de abrir o seu negócio.

2. Defina uma atividade.

Saber a atividade que a empresa irá exercer é primordial, visto que, além das licenças obrigatórias para a abertura de qualquer negócio, existem ainda atividades específicas que exigem determinados tipos de licença também específicos (licença sanitária ou ambiental, por exemplo). Por mais simples que uma atividade possa parecer, nunca subestime o seu potencial burocrático. Para tanto, recorra ao seu contador para que ele possa orientá-lo sobre as particularidades dessa atividade e direcionar sua empresa no melhor regime tributário.

3. Estipule um capital inicial.

Aquele que decide empreender precisa, na maioria dos casos, de recursos para dar o pontapé inicial em seu negócio e assumir as chamadas despesas pré- operacionais. Dentre essas despesas, é possível elencar a escolha de um local em que ela irá se estabelecer, os equipamentos e máquinas necessários, um mobiliário adequado, o bom e velho marketing, fora os gastos com as taxas requeridas para a abertura de seu negócio derivadas das licenças e alvarás, pois mesmo elas precisam estar previstas neste primeiro investimento. Mensurar os gastos iniciais, portanto, é uma etapa imprescindível para a viabilidade de sua empresa.

4. Defina um endereço.

Por certo que toda empresa precisa ter um endereço, seja ele virtual ou real. No entanto, em se tratando de endereços reais, existem procedimentos obrigatórios que passam tanto pela prefeitura, no sentido de verificar se o local escolhido é compatível com a atividade que será ali exercida, quanto pelos bombeiros que precisam vistoriá-lo. Desse modo, é de extrema relevância avaliar se o lugar escolhido para a sua empresa é condizente com a atividade que ela irá exercer.

5. Determine o tipo da empresa.

Embora seja mais comum que as pessoas abram uma empresa em modelo de sociedade (com mais de um dono), isso não é uma regra, e você certamente também poderá abrir o seu negócio sozinho, como Empresário Individual. Porém, caso opte por uma sociedade, o percentual concedido aos sócios será diretamente proporcional ao valor investido por cada um para tirar o negócio do papel, isto é, ele será definido pelo capital inicial respectivo a eles. Desse modo, digamos que o Sócio 1 tenha investido R$1.000,00 e o Sócio 2, R$10.000,00 de capital inicial, estes serão os valores que servirão de parâmetro para o cálculo da fatia correspondente a cada parte dentro da empresa.

Todas essas informações servirão como base para que o  seu contador possa elaborar o processo de abertura do seu negócio. Com elas, ele poderá enviar o Contrato Social para a Junta Comercial, poderá solicitar a liberação dos bombeiros e o alvará na prefeitura, poderá ainda, caso a sua empresa esteja situada no ramo do comércio, solicitar uma inscrição estadual junto à Receita Estadual, e assim por diante. Por fim, é preciso alertar que cada órgão estipula as suas taxas de abertura específicas e que, para além delas, não podemos esquecer também dos honorários da pessoa que tornou tudo isso possível: nós já falamos da importância do contador?